Sinsaúde-SC lança Diário de Assédio Moral no Trabalho

Diário de Assédio Moral no Trabalho

O assédio moral consiste em comportamentos, ações, gestos, palavras ou escritos que submetem o trabalhador a práticas repetitivas e prolongadas de violência psicológica extrema, em que prevalecem relações desumanas e com comunicação hostil. Essas práticas acabam gerando danos físicos e psicológicos no(a) trabalhador(a), podendo inclusive afetar sua dignidade, autoestima e autodeterminação e levá-lo à morte.

Pode também ocasionar danos importantes ao ambiente de trabalho, ao serviço prestado e à carreira e à estabilidade do/a trabalhador/a. Com os significativos retrocessos advindos da aprovação da reforma trabalhista no final de 2017, da instituição da emenda constitucional número 95/2016, que congelou gastos com a saúde por 20 anos, e com a ampliação desenfreada das terceirizações e das privatizações dos serviços públicos, esse problema tende a se agravar substancialmente.

Diante desse contexto desfavorável, não podemos ficar de braços cruzados e reféns da negligência de agentes públicos e empresários. A prevenção e o combate ao assédio moral é prioridade para a diretoria do SindSaúde/SC, por isso, lançamos o Diário de Assédio Moral no Trabalho para tornar visível esse grave problema, que geralmente acontece de forma encoberta e sutil.

Este diário contém orientações relevantes sobre o tema e espaço para que o assediado registre os episódios de constrangimentos, humilhações, comentários depreciativos e outras formas de agressão que é submetido no seu dia a dia no ambiente laboral, bem como para que sejam registrados os nomes das testemunhas presentes no momento do cometimento da violência emocional.

Dessa forma, esperamos estar contribuindo para a humanização das relações nos ambientes de trabalho, propiciando avanços na qualidade de vida, na saúde e no bem-estar dos trabalhadores e reduzindo o absenteísmo, os afastamentos, a rotatividade, as insatisfações, as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho.

Fonte: Sindsaúde-SC

CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

Facebook Intersindical

Instagram Intersindical