Barclays instala sensores na mesa dos funcionários

Barclays instala sensores na mesa dos funcionários

O banco inglês Barclays instalou dispositivos que monitoram quanto tempo os executivos do banco passam em suas mesas.

Gerentes foram questionados quando os funcionários do banco de investimento em Londres descobriram caixas pretas debaixo de suas mesas nos últimos meses, segundo vários funcionários do Barclays, que pediram anonimato ao falar sobre seu local de trabalho. Eram dispositivos de monitoramento chamados OccupEye, equipados com sensores de calor e movimento para registrar quanto tempo os funcionários passam em seus postos.

Os dispositivos foram “implementados em etapas” e o pessoal do Barclays e o sindicato Unite foram notificados antes da instalação, embora o banco não tenha enviado um memorando específico sobre eles, segundo o porta-voz Tom Hoskin.

Os funcionários do Barclays disseram que não se lembram de terem sido informados sobre os sensores, mas porta-vozes do banco disseram que nenhuma queixa foi apresentada oficialmente ao departamento de recursos humanos.

Os dispositivos, fabricados pela Cad-Capture, com sede em Blackburn, Reino Unido, são vendidos como um meio de as empresas identificarem como reduzir o espaço dos escritórios. Um painel multicolorido mostra aos gerentes quais postos de trabalho estão desocupados e analisa tendências de uso.

“Os sensores não monitoram pessoas nem a produtividade, eles avaliam o uso do espaço dos escritórios”, afirmou o banco em uma declaração enviada por email. “Este tipo de análise nos ajuda a reduzir custos, por exemplo, administrando o consumo de energia ou identificando oportunidades para flexibilizar mais os ambientes de trabalho.”

Fonte: Economia UOL via Bloomberg


INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Postagens Relacionadas

*

Top